Liberado o código fonte do CFX, FLUENT e PHOENICS

Em uma manobra inédita e conjunta, todos os pacotes CFD comerciais liberaram gratuitamente seus códigos fonte na internet.

Ao verificar que seus pacotes CFD não fornecem um completo entendimento da modelagem e implementação numérica devido a falta de acesso a seus códigos, as empresas responsáveis se juntaram e entraram em acordo para liberar completamente o código fonte de seus softwares. Assim, o código fonte do CFX, FLUENT e PHOENICS está disponível de forma gratuita na internet (você pode baixar os códigos aqui) e pode ser compilado em seu próprio computador. Diversos sistemas operacionais são suportados (Windows, Linux, MacOS, FreeBSD, DOS, etc).

Além disso, vários flags, não disponíveis na versão comercial pré-compilada, podem ser ativados. Pelo visto, um flag para otimizar a execução do programa conseguiu ganhos de 110% na execução do PHOENICS e 210% no CFX! Faltam os testes usando o FLUENT...

Os códigos estão reunidos em um mesmo site e o download é realizado mediante um cadastro simples, constando de nome completo, email, CPF, sexo, idade, nome do pai, da mãe, da avó e do cachorro (ou outro animal de estimação).

A notícia original da liberação do código está aqui. Não sei quanto tempo os códigos ficarão disponíveis, mas já baixei todos hoje mesmo! Tenho um screenshot da compilação aqui.

Comments

  1. O cara bão?
    EScuta eu sou aluno do curso de engenharia de alimentos em Lavras - MG.
    Pois eh eu estoou fazendo estagio na area de fluidodinamica computacional, to fazendo um projeto
    a primeira etapa q era construir uma malha numérica eu já fiz, agora eu preciso fazer as simulações.
    Você tem alguma dica de o que eu posso ler pra saber como fazer a simulação, os macetes e tal.
    Algum PDF q eu posso ler.
    Desde já muito obrigado, por favor me responda pelo e-mail q é ericsem@gmail.com

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Portal CFD Brasil

Gnuplot: Tipos de pontos e linhas

Avaliação da qualidade da malha