Encontro de WebLogs Científicos

O Laboratório de Divulgação Científica é um blog que agrega um banco de dados com o endereço de blogs abordando temas científicos diversos. Inclusive, o Notas em CFD está na lista de blogs.

Com o intuito de aumentar a divulgação da ciência (e dos blogs) no Brasil, está programado para os dias 11 e 12 de setembro de 2008 o I EWCLiPo - Encontro de WebLogs Científicos em Língua Portuguesa. O local do encontro será no Departamento de Física e Matemática (DFM) da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FFCLRP) da USP Ribeirão Preto.

Até o momento os temas propostos para as mesas redondas:
  • O futuro da blogosfera científica.
  • A questão da qualidade dos blogs científicos.
  • Divulgar ciência: para que(m)?
Os palestrantes confirmados foram:
Para saber as novidades visite:
http://dfm.ffclrp.usp.br/ldc/index.php/ewclipo

Em janeiro deste ano aconteceu um encontro de blogs científicos nos EUA (Science Blogging Conference). Parece que o evento foi movimentado, contando com a presença de blogueiros importantes em diversas áreas da ciência.

Se puder, divulgue na sua instituição a versão tupiniquim desse encontro.

Um abraço e até a próxima.

Comments

  1. Luiz,

    como não achei seu e-mail, resolvi escrever aqui mesmo.

    Adquiri o Ubuntu 8.04 há uma semana, para poder trabalhar com o OpenFOAM. Só que estou com dificuldades para instalar o programa. Li se artigo sobre instalação do software, só que quando vou descompactar arquivos .tgz (por ex, gcc-4.2.1.linux64.tgz) , o terminal retorna aseguinte mensagem:

    gzip: stdin: not in gzip format
    tar: Child returned status 1
    tar: Error exit delayed from previous erros

    ps1: Eu já atualizei o linux e estou tentando instalar a versão 64 bits do OpenFOAM.

    ps2: Essa vida de iniciante é mto dificil!! rsrsrsrsrs

    Meu e-mail é caiocramer@hotmail.com

    Se puder me ajudar, desde já te agradeço!

    ReplyDelete
  2. Postando aqui a resposta à dúvida do Caio - "A dúvida de um pode ser a dúvida de todos".

    Olá, Caio.

    Bem vindo, então, ao mundo CFD e OpenFOAM.

    Cara, eu suspeitaria muito de que os seus arquivos não foram baixados corretamente. Eu já vi esse tipo de erro antes, sim, mas não lembro bem aonde. Fui fazer um teste agora do comando para tirar a prova.

    Para isso, fui baixar o gcc (que tem +- 64Mb) do site do OpenFOAM, mas ele só completou 2 Mb do download e o browser disse que o download tinha sido concluído. Q nada! Ou seja, o arquivo veio corrompido. Ao tentar o download de novo, o arquivo veio direitinho.

    Eu iria verificar o tamanho dos arquivos que vc baixou e, se for o caso, baixar de novo. Mas no início do download preste atenção no tamanho final do arquivo e confira se o browser baixou isso mesmo.

    Tenta isso e depois me fala, ok?

    Abraço.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Portal CFD Brasil

Gnuplot: Tipos de pontos e linhas

Avaliação da qualidade da malha