Tudo pela nota (e pelo aprendizado)

O título deste post está relacionado com a ferrenha dedicação dos alunos de graduação para com a disciplina eletiva (optativa) Mecânica dos Fluidos II da Escola de Química da UFRJ. Eu estava devendo este post a eles e estou cumprindo minha promessa agora.

Eu ministrei a referida disciplina no primeiro período de 2012 e, apesar de ser optativa na grade curricular, eu costumo cobrar como uma matéria obrigatória (hum… talvez nem tanto). Não são todos os alunos que tem o interesse em encarar tópicos mais avançados de fenômenos de transporte, como reologia de fluidos não-newtonianos, turbulência e modelagem multifásica.

Como os tópicos são avançados para a graduação escolhi não aplicar provas para as notas finais, mas cobrar presença, várias listas de exercícios e um trabalho final utilizando fluidodinâmica computacional para avaliar fenômenos básicos discutidos em aula.

Na lista de exercícios sobre fluidos não newtonianos, eu achei que seria interessante se os alunos pudessem fazer em casa a clássica experiência da avaliação da tensão cisalhante com solução de amido de milho. Mas como eu poderia saber se eles realmente tinham feito o experimento? Ora bolas, eles podem gravar a experiência, dar upload do vídeo no YouTube e me mandam o link! Perfeito, não?

E são os links dos vídeos que compartilho com vocês agora!

Se divertindo...

No final das contas, acredito que os alunos gostaram da experiência e o saldo foi positivo. Alguns alunos apresentaram a teoria completa sobre fluidos não newtonianos, outros fizeram diferentes testes de resitência do fluido (inclusive com uma espingarda de chumbinho!) e alguns outros são simplesmente hilários.

Os links estão colocados na sequência, é só clicar. Alguns alunos dividiram o vídeo em duas partes.
  • Fabriccio Muhlethaler e Felipe Telles: link
  • Guilherme Gonzalez e Yuri de Almeida: link
  • Mariana Gallassi e Thábata Maciel: link
  • Pablo de Almeida Silva: link1 e link2
  • Pedro Nin e Rodrigo Petrone: link
  • Rafael Oliveira: link
  • Ricardo Terra: link
  • Rodolpho C. D. Pereira e João Phelipe M. Barcelos: link
  • Thamiris Magalhães e Ubirajara Gomes: link
  • Victor Brum e Guilherme Landim: link1 e link2
Ao fim, eu só tenho a agradeder aos alunos, que se esforçaram bastante na disciplina, correram atrás e estudaram muito. Pelo que vi, tenho certeza que terão um futuro de sucesso.

Vale notar que todos os alunos concordaram em ceder sua imagem pelo bem da ciência (e da nota final!!).

Comments

Popular posts from this blog

Portal CFD Brasil

Gnuplot: Tipos de pontos e linhas

Avaliação da qualidade da malha