SGI compra a OpenFOAM Ltda

Havia passado despercebido por mim que no último dia 15 de agosto a SGI comprou a OpenFOAM Ltda, criou uma fundação (The OpenFOAM Fundation) para gerenciar o código fonte deu uma reviravolta na minha cabeça. Bom, exageros a parte, a reviravolta fica restrita a parte profissional da cabeça que lida com o OpenFOAM.

Francamente, ainda é muito cedo para dizer tudo que eu gostaria de saber, mas posso adiantar algumas coisas:
  1. A SGI é uma das maiores empresas do mundo computacional, veja só a lista de produtos. Isso quer dizer que as forças envolvidas ganharam um upgrade e, o OpenFOAM, ganha status de competidor comercial. 
  2. O código fonte foi mantido na GPL, mas parece que eles vão endurecer as regras em relação a licença. Quero dizer: eles vão cobrar que licença seja respeitada pelos outros e, eu pelo menos, espero que eles apliquem essa exigência adicional neles mesmos também. Tenho esperanças, a SGI não é nenhuma empresa pequena que precise desse único produto para viver.
  3. Alguma coisa vai acontecer. Não se iluda. Até o final do ano que vêm, alguma coisa acontece de significativo nessa história.
  4. Tenha esperanças de que aquela guerra infantil sobre o uso da marca registrada tenha um fim e que a política de desenvolvimento seja de longo prazo, permitindo não haver grandes modificações no código fonte a cada versão lançada.
"Alea jacta est" (César, 49 A.C.)

Comments

Popular posts from this blog

Portal CFD Brasil

Gnuplot: Tipos de pontos e linhas

Avaliação da qualidade da malha