Base de dados da Elsevier

Recentemente fiz um curso de treinamento da Elsevier (oferecido gratuitamente na UFRJ através da biblioteca do CT).
Aprendi várias coisas legais.  Não me cabe aqui discorrer sobre tudo que aprendi e não sabia, mas posso dizer três coisas:

  1. O material de apoio, que nos foi entregue impresso no dia, e as apresentações estão disponíveis para download gratuitamente na internet. Vale apena dar uma olhada. O material é bem completo e permite ter um amplo entendimento sobre a plataforma da Elsevier. Depois de 6 anos fazendo pesquisas eu percebi que ainda não uso tudo que eu poderia usar.
  2. Não consigo criar RSS de uma pesquisa no Chromium. Não consigo criar um RSS de uma pesquisa se não desabilitar o "bloqueador de pop-up". Essas são duas observações distintas. Eu já conhecia esse recurso a algum tempo, mas como não conseguia criar eu achava que o problema não era meu. Mas, ao ver que a palestrante não falou nada, eu percebi que podia estar ligado ao sistema operacional (uso o GNU/Linux) ou ao navegador. De onde conclui o que observei na minha máquina com o GNU/Linux. Por ter funcionado, não testei no Windows. Se não sabe o que é RSS, precisa ler esse tópico aqui e, se for de sua vontade, aproveite para assinar o nosso blog também ! :D
  3. Eu aprendi a pronunciar "Elsevier" com a seguinte intonação: el--vier. Mas a aprendi no curso que a pronuncia correta é: el--vier. Encontrei essa informação histórica que explica isso. Resta saber se eu vou me acostumar com a nova forma de pronunciar a palavra.

Comments

  1. 1. esse material é ótimo; deveria ter maior divulgação (bem como aqueles guias para autores e revisores, também da elsevier...)
    2. o sciencedirect.com permite criar RSS de pesquisas no banco de dados deles; funciona relativamente bem...
    3. curiosidade: o correto não é el-se-vîr? eu também pronunciava errado (elsévier), antes da palestra..

    ReplyDelete
  2. Caro anônimo,
    concordo que devia haver mais divulgação, especialmente nas páginas de departamento e programa. Eu tenho a apresentação dos autores e revisores, mas não sei onde são divulgadas, porque não assisti as palestras, peguei com meus amigos depois. Se eles souberem da URL podem colocar a dita nos comentários para completar a informação.
    eu tinha problemas para criar o RSS, mas achava que era culpa do sistema, pois eu tinha um erro do sistema, não achei que a culpa era do meu navegador até a palestra, quando suspeitei de que o problema era meu. Detalhe que quando esse recurso foi lançado, eu configurei algumas pesquisas em RSS. Então, eu pouco ou nada tinha a acrescentar até que determinei meu doutorado e precisei criar novas pesquisas.
    Quanto a pronúncia, eu captei de ouvido a pronúncia no momento da palestra, isso leva a certas dúvidas, mas... Bom, o fato é de que não é "elsévier".

    ReplyDelete
  3. Caro Anônimo,
    vi que teve a gentileza de encontrar um link para apresentação do guia de autores da Elsevier, entretanto, não pude determinar a legalidade do link, de forma que não autorizei a publicação nos comentários.

    Por outro lado, deu uma ótima sugestão: Quem tiver interesse nesse tipo de material pesquise no google: how to get published elsevier

    Você certamente encontrará o arquivo mencionado e a nova página da elsevier para os autores.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Portal CFD Brasil

Gnuplot: Tipos de pontos e linhas

Avaliação da qualidade da malha