Introdução ao GNU/Linux

No início do ano eu filosofei sobre CFD, Linux e vim, tentando mostrar a relação entre esses pontos.

Em abril desse ano, eu apresentei o curso de extensão `Introdução ao GNU/Linux'' no Programa de Engenharia Química (COPPE/UFRJ).

Com o objetivo de prover uma referência por escrito e atualizada sobre o GNU/Linux, eu comecei a escrever um documento que ganhei volume e corpo de um livro. Livro esse que eu tenho o prazer de anunciar como um projeto livre.

O livro Introdução ao GNU/Linux está disponível para download em PDF, e no código fonte. Esse livro tende a ter novas versões periodicamente, portanto, pode lhe interessar uma visita mensal ao site do projeto para obter as versões mais novas do PDF.

Ele foi escrito para um público que nunca teve contato com o sistema operacional GNU/Linux, mas não para quem nunca teve contato com computadores.

Sobre o Livro "Introdução ao GNU/Linux"

O GNU/Linux é um sistema operacional, que por definição é um programa responsável por conectar o usuário ao hardware, capaz de unificar o núcleo criado por Linus Torvalds em 1991 e diversas ferramentas criadas por terceiros.

Esse livro introduz ao leitor detalhes sobre (i) a arquitetura do GNU/Linux, partindo de um breve histórico até sua estrutura atual, (ii) os principais softwares para uso em computadores pessoais, como gerenciadores de arquivos, editores de texto, navegadores de internet, entre outros, (iii) os principais utilitários para uso de terminal, como man, ls, rm, cat, ssh, scp, entre outros e (iv) completando com um guia de sobrevivência na administração de um sistema GNU/Linux, apresentando os utilitários de configuração de rede, impressora, instalação de programas, além de outros pontos associados a utilização do GNU/Linux em computadores pessoais.

Sobre a licença do livro

O uso deste documento é regido pela licença GNU Free Documentation License, Versão 1.3 ou qualquer outra publicada posteriormente, da Free Software Foundation. Uma cópia dessa licença pode ser lida no anexo D ou no página http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html.

Resumindo, a GNU Free Documentation License permite que você copie, modifique e/ou redistribua o documento inteiro ou parte do documento sobre os seus termos e respeitando as seções invariantes (no caso desse documento, são apenas as licenças em si).

A única exigência da GNU FDL é que os autores originais devem ser referenciados (não abre-se mão do direito autoral, algo que eu não poderia fazer nunca no Brasil) e de que a parte do conteúdo utilizado em outros trabalhos proveniente desse projeto (uma figura ou capítulo, por exemplo) também deve ser distribuído pela GNU FDL.

Mais Informações

Para informações adicionais sobre a licença do livro, como colaborar com projeto, etc. podem ser encontradas no tópico do anúncio oficial do livro.

Comments

Popular posts from this blog

Portal CFD Brasil

Gnuplot: Tipos de pontos e linhas

Avaliação da qualidade da malha