Curso de Introdução ao OpenFOAM

O Willian Clem é um aluno de iniciação científica (graduação em Engenharia Química) do LTFD que eu estou orientando no aprendizado e uso do OpenFOAM. Estou satisfeito com o seu progresso e entusiasmo em aprender, sempre motivado a ver mais e mais.

Quando o Prof. Jasak veio para participar da minha banca de doutorado, ele se propôs a ministrar um curso em OpenFOAM. Tudo bem! Muito legal!! O problema é que algumas das pessoas que iriam tinham pouco (ou nenhum) contato com o OpenFOAM. Bem, eu tinha que driblar esse problema e fazer algo a respeito. E foi aí que o Willian me ajudou.

Como eu estava em um período bastante enrolado (pré-defesa), eu não tinha como preparar e ministrar um curso introdutório de OpenFOAM. Mas o Willian pôde.

O curso foi ministrado no laboratório de informática do Programa de Engenharia da COPPE, que dispõe de 12 computadores com o Linux OpenSUSE instalado em dual-boot com o (irrcc!) Windows. Foram 2 dias de curso hands-on, ou seja, os alunos podiam acompanhar e executar todos os passos no seu próprio computador. Contudo, alguns detalhes da apresentação estão implícitos pois o Willian preferiu comentá-los oralmente. Por fim, combinamos em disponibilizá-lo na internet como uma referência em português para o uso básico do OpenFOAM (versão 1.4.1).

Além de postar as apresentações abaixo, disponibilizei-as publicamente no Google Docs. Através desse último, você pode converter as apresentações para formato PPT e PDF. Sinta-se livre para copiar, alterar, modificar, estender, etc. Só peço que citem que a autoria original foi do Willian, aluno do PEQ/COPPE/UFRJ.

DIA 1


DIA 2


links para baixar (eu acho...) as apresentações: DIA 1 e DIA 2.

Comments

  1. Eu queria te fazer outra pergunta cara.Como eu te disse antes eu estou fazendo um trabalho em CFD eu sou um iniciante.
    Eu uso o programa ANSYS ICEM CFD 11.00 pra fazer as malhas numéricas, e surgiu uma dúvida, qual a diferença de eu usar uma malha numérica hexahédrica ou uma tetraédrica pra fazer a simulação.
    Eu procurei ler sobre isso mas não achei uma resposta concluinte.
    Desde já muito obrigado.

    ReplyDelete
  2. Olá!

    Também sou acadêmico de eng. química, e estou começando a trabalhar com CFD. Por hora tenho usado somente o CFX, mas tenho interesse em começar a trabalhar com o OpemFOAM. Legal esse curso introdutório, principalmente para quem assim como eu não tem muito contato com o universo Linux.

    Até mais!

    ReplyDelete
  3. E ai Luiz! Cara, se o Prof Jasak for aí dar um curso, por favor me informe com detalhes! Bom que posso te conhecer também. =)

    Abraços!

    ReplyDelete
  4. Olá, Pessoal.

    Primeiramente, obrigado pelos comentários. Sempre são muito bem vindos no Notas.

    @Fontana: Seja bem vindo ao mundo do OpenFOAM. Se precisar de alguma ajuda, é só falar!

    @Caio: Pode deixar, se o Jasak voltar ao Brasil vou anunciar aqui no blog. Não fiz o anúncio desse primeiro curso, pois estava passando um período turbulento (como comentei aqui no blog).

    Um abraço!

    ReplyDelete
  5. Interessante!
    Como comentei no "blog do Mitre" sobre uma configuração numa extensão do Mozilla Firefox, faço graduação em Eng Naval.

    E, Neste periodo (quinto), estou aprendendo Hidrodinamica 1 (de 4). Acho que vou precisar aprender a usar esses softwares/simuladores de fluido ou alguma coisa parecida que chamam de CFD.

    Eu estou me adaptando muito bem à ambiente GNU/Linux em especial o Ubuntu que é bem fácil para iniciantes.

    O blog está nos favoritos. Eu vou ler mais sobre isso.
    Talvez não seja minha área de mais interesse. Gosto muito de Construção Naval.
    Mas como o mundo Termo-Hidro se abriram recentemente para mim, vou procurar sobre essas coisas. Acho Interessante.

    []'s !

    ReplyDelete
  6. Pedro,
    fluidodinâmica computacional e eng. naval andam de mãos dadas ultimamente.

    Exemplo, para ser simplista, a construção de quilhas. A otimização do seu desenho para melhor o desempenho e diminuir os custos... e é somente um exemplo.

    []'s

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Portal CFD Brasil

Gnuplot: Tipos de pontos e linhas

Avaliação da qualidade da malha