Reativando o blog

Depois de muito, mas muito tempo ausente, decidi reativar as postagens sobre Fluidodinâmica Computacional, fenômenos de transporte e assuntos correlatos aqui no Notas em CFD. A decisão não foi difícil, mas complicada pelas atividades do dia a dia.

Atividades paralelas

De fato, o principal motivo pela queda na publicação de posts foram as atividades dos autores. Durante o período de atividades do Notas em CFD, todos defenderam as suas teses e hoje já são felizes detentores de títulos de doutorado. Mas suas atividades não pararam por aí... Por exemplo, o João Felipe Mitre hoje é professor na Universidade Federal Fluminense e em plena forma de suas atividades didáticas. O mesmo destino ocorreu com a Livia Jatobá, que hoje é professora na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Por sua vez, o Fábio Santos é pesquisador associado ao Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA. Por fim, o Jovani se encontra como pesquisador contratado em projetos de pesquisa na UFRJ e mantém atividades como sócio na empresa de consultoria em CFD, Wikki Brasil.

E você, Luiz F.?

Bem, eu já tinha assumido o cargo de professor na Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro e tentei manter as postagens no Notas. Mas as atividades de professor novo são, em um bom carioquês, sinistras. Desde 2009, eu preparei vários cursos de graduação e pós-graduação, orientei projetos finais, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Essa é a parte divertida, mas tem toda a parcela burocrática entranhada no sistema. E isso me toma um tempo absurdo. Em especial quando assumi o cargo de chefe do departamento. Aí o tempo livre chegou quase à escala negativa. A hora de ir ao banheiro tinha que ser agendada com uma semana de antecedência…

Reativação do Notas

Depois da correria do início de carreira, muitos cursos já estão preparados, orientações encaminhadas (ou não…) e os macetes sobre a burocracia e suas regras aprendidas. Pensei nas atividades que eu considerava importantes e prioritárias na função de docente e educador em engenharia. E me lembrei do carinho que sempre tive pelo Notas em CFD. Realmente gostava de escrever os posts, ter o retorno dos leitores e poder contribuir com a propagação do uso de CFD, sua teoria e ferramentas. Portanto, aqui estou de volta.
Espero que gostem dos posts (já tenho alguns planejados) e das novidades que devo implementar aqui… Curioso? Bem, atingi meu objetivo.
Até a próxima semana!

Comments

  1. OLá Luiz,

    Fico contente que estejam retornando! Honestamente eu não o conhecia pois iniciei meus estudos em CFD há pouco tempo, mas toda a discussão que ví nos posts deste blog já estão me ajudando muito. Me chamou a atenção que o nível discutido aqui é bastante refinado, foi então que neste post entendí que se tratam de prof. universitários e pesquisadores. Melhor ainda, muito fera!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Portal CFD Brasil

Gnuplot: Tipos de pontos e linhas

Avaliação da qualidade da malha