Novidades do OpenFOAM® Workshop em Zagreb

A 9a. edição do OpenFOAM® Workshop aconteceu semana passada na Universidade de Zagreb, na Croácia, e eu tive a oportunidade de participar pela primeira vez desse encontro que reuniu foamers de todas as partes.

Antes de contar as novidades, a primeira informação que o leitor precisa saber é que existem duas grandes distribuições do OpenFOAM®: a chamada OpenFOAM® propriamente dita que é distribuída pela OpenCFD Ltd. (e "dona" da marca, por isso a necessidade do uso do símbolo ®) e a foam-extend, que consiste em projeto com diversos colaboradores e hoje esse projeto é administrado por Bernhard Gschaider, Håkan Nilsson, Henrik Rusche, Hrvoje Jasak e Martin Beaudoin. O OpenFOAM® Workshop foi organizado pelos principais desenvolvedores/administradores da distribuição foam-extend, que possui um projeto no Source Forge sob nome OpenFOAM® extensions.

O OFW9 consistiu em 4 dias cujas atividades foram divididas entre dois dias de apresentação técnicas de diferentes trabalhos envolvendo o OpenFOAM®, um dia de seminários de treinamento e um dia de painéis de discussão divididos por áreas de interesse, chamado Special Interest Groups. A programação completa pode ser consultada aqui.

Começo destacando as principais novidades anunciadas:

1. Será lançado em breve o primeiro livro sobre OpenFOAM®! O título do livro é "The OpenFOAM® Technology Primer" e essa é uma excelente notícia para todos os foamers. Os responsáveis por essa iniciativa são Tomislav Maric, Jens Höpken e Kyle Mooney. É possível encontrar informações sobre os autores e sobre o livro aqui e o mesmo já aparece em uma busca no site da Amazon (o livro que aparece na busca do Amazon "Getting Started with OpenFOAM® Technology" não é o correto, esta é uma versão obsoleta e em breve a versão correta "The OpenFOAM Technology Primer" estará disponível!). Agora é ficar de olho e adquirir essa primeira edição do livro sobre o OpenFOAM®!

2. Foi lançada a nova versão do OpenFOAM-extend, agora chamado foam-extend-3.1. Esse é um assunto que pode ser discutido em mais detalhes em um post futuro, com dicas de instalação, novos recursos e como contribuir para o projeto mas, por enquanto, o leitor pode encontrar mais detalhes da nova versão aqui. Destaco alguma novidades:
- solver compressível do tipo "density-based": dbnsFoam e dbnsTurbFoam
- nova estrutura de código que permite uma implementação da solução acoplada de múltiplas equações completamente implícita.
- diversos tutoriais novos.

3. Foi anunciado também a criação do foam-extend-bazaar. O projeto foi criado com o objetivo de facilitar e promover o compartilhamento de códigos. Assim, a versão bazaar pode ser vista como uma primeira etapa, onde códigos que estão em desenvolvimento pela comunidade podem ser submetidos para esse projeto e com o tempo migrar para a versão principal. Mais informações sobre o foam-extend-bazaar podem ser encontradas no projeto do Sorce Forge, em "How to contribute" e no site OFwiki. Alguns exemplos de recursos que estão disponíveis nessa versão são:
- cfMesh: um utilitário para geração de malha desenvolvido pela Create Fields.
- waves2Foam: ferramenta para gerar/absorver ondas de água para modelo de superfície livre.
- openFuelCell: desenvolvido para aplicações envolvendo célula a combustível (mais informações aqui também)

4. Durante a reunião do grupo de discussão do projeto foam-extend (o Special Interest Group do foam-extend) foram discutidos diversos pontos relacionados ao projeto e eu destaco aqui os seguintes:
- Call for cases: os desenvolvedores e administradores do projeto convocam os foamers a compartilhar casos com exemplos de verificação e validação dos solvers distribuídos na foam-extend.
- Foi sugerida a criação de um veículo de publicação de acesso livre, indexado e com avaliação das publicações (peer review) para os trabalhos com OpenFOAM®.

5. O OFW9 teve uma série de apresentações técnicas interessantes. Dentre essas, destaco aquelas que me chamaram mais atenção:
- Discretisation best practice (Prof. Hrvoje Jasak): dicas para aprender a escolher esquemas interpolação. A apresentação do OFW9 ainda não esta online mas a mesma apresentação do OFW8 pode ser obtida aqui.
- biomassGasificationFoam (Kamil Kwiatkowski): um solver desenvolvido para a gaseificação de biomassa. A apresentação pode ser encontrada aqui e o site do projeto é este.
- Tutoriais de turbo-máquinas (Prof. H akan Nilsson). A apresentação pode ser obtida aqui.

Assim, o balanço do OFW9 foi bastante positivo. O evento contou com a participação tanto de principiantes quanto de desenvolvedores avançados. Não existiu restrição e todos tiveram espaço durante o workshop. A melhor parte foi conversar com os diferentes foamers e achar pontos em comum e formas de colaboração. O próximo workshop será em Ann Arbor, Michingan, USA e espero poder participar desse evento anualmente.

Até o próximo post!



A esquerda: comissão organizadora do OFW9 da Universidade de Zagreb (por Eric Paterson). A direita: encerramento do OFW9 na entrada da Universidade de Zagreb (por Tessa Uroić).

Comments

  1. Todas as notícias são excelentes. Especialmente sobre o livro.

    ReplyDelete
  2. Adorei as informações e o texto! Parabéns, Livia!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Portal CFD Brasil

Gnuplot: Tipos de pontos e linhas

Avaliação da qualidade da malha