OpenFOAM: o controlDict e o writeInterval

Olá leitores,
no mês de maio o J.F.Mitre falou um pouco sobre arquivo controlDict no estudo de um caso tutorial do simpleFoam. O objetivo deste post é esclarecer um pouco mais sobre um dos parâmetros deste arquivo, o writeInterval.


O valor que deve ser especificado no writeInterval depende de uma opção definida no parâmetro writeControl. Um resumo das opções do writeControl e o respectivo valor que deve ser adotado no writeInterval estão listados em uma tabela logo abaixo.


Agora fique atento, não basta você modificar a opção do writeControl e passar a adotar aquela que for da sua preferencia. Cada solver foi desenvolvido de uma forma e aceita apenas algumas opções.  Uma boa dica é trocar a opção do writeControl para uma palavra qualquer, como por exemplo "teste", e tentar executar o caso. O OpenFOAM irá mostrar uma mensagem de erro com as opções disponíveis para o seu caso. Escolha uma e siga em frente!


writeControl


writeInterval


timeStep


é o valor do período no qual os resultados da simulação serão salvos. Ou seja, para writeInterval igual a 20 e deltaT igual a 0.1, os resultados serão salvos a cada 2 segundos do tempo de simulação.  Neste caso, as pastas com resultados serão nomeadas da seguinte forma: 0.2, 0.4, 0.6, ...., endTime.


runTime


é exatamente o valor de armazenamento do resultados. Ou seja, se
writeInterval é igual 0.1, os resultados serão salvos a cada 0.1 segundos do tempo de simulação. Neste caso, as pastas com resultados serão nomeadas da seguinte forma: 0.1, 0.2, 0.3, ...., endTime.


adjustableRunTime


é semelhante a opção runTime, a diferença é que esta opção modifica o valor do deltaT. É usado em alguns solvers com ajuste de intervalo de tempo automático, como alguns solvers de escoamento compressível.


cpuTime


semelhante ao runTime porém, neste caso, o valor de armazenamento dos resultados é o do tempo da CPU e não mais o tempo de simulação.


clockTime


semelhante a opção cpuTime, porém este é o valor é do somatório do tempo de CPU e do tempo necessário para leitura e gravação de dados, ou seja, o tempo da vida real.



Até o próximo post!

Comments

Popular posts from this blog

Portal CFD Brasil

Gnuplot: Tipos de pontos e linhas

Avaliação da qualidade da malha