Grupo de Discussão no CFD-Brasil

Não sei se vocês conhecem, mas existe um grupo de discussão livre em português sobre CFD disponível na internet. Apesar de ter sido criado pelo meu amigo Ricardo, desenvolvedor e cabeça chave do CFD-Brasil, eu não sabia que o grupo de discussão existia até semana passada (ok, ok... tô até com vergonha de não saber disso antes!). Espero me redimir avisando a vocês, leitores do Notas, sobre o Espaço Interativo CFD-Brasil.

Neste espaço você pode postar suas dúvidas sobre CFD, fenômenos de transporte, fluidodinâmica experimental, etc. Até mesmo postar oportunidades de emprego, estágios na área de CFD e afins. Quanto mais gente participar, mais informação teremos, mais interação e troca de idéias. Enfim, mais legal vai ficar o grupo. O que sugiro: entrem para o grupo (clique aqui para acessar e se inscrever), participem, enviem suas dúvidas, sugestões, idéias e (sim, porque não?) respondam às dúvidas dos outros. Vamos participar e aumentar a interação entre os profissionais de CFD de língua portuguesa!

Ps.: Mal entrei e já dei até uma peruada sobre métodos numéricos para a solução da eq. da advecção pura. Algo que eu não vejo há mais de 7 anos, mas adoro esse tema (pois é, esse doutorado realmente não me fez bem). Além disso, já coloquei lá a disponibilidade de vagas para iniciação científica no laboratório onde trabalho.

Comments

  1. Luiz Fernando,

    Há pouco descobri este excelente ‘Blogger’ e estou surpreso com o nível das publicações, principalmente na área de volumes finitos. Fui colaborador em projeto de pesquisa na área de transferência de massa e calor, portanto tive contato com alguns programas da família ANSYS (CFX, ICEM...) então tenho uma pequena base no assunto de volumes finitos.

    Pois bem, sou acadêmico de eng. mecânica (4ª fase) e no 1º semestre de 2009 iniciarei um projeto de pesquisa na área de simulação numérica, mais precisamente em elementos finitos, trabalharei com o programa MARC http://www.mscsoftware.com/international/lao/marc.cfm esse programa é novo na universidade e terei a missão de 'desvendá-lo' para no 2º semestre começar à aplica-lo em problemas de mecânica dos sólidos.

    Gostaria de saber se vocês têm algum material sobre esse programa (não encontrei nada na Internet) ou algo básico sobre FEM (conteúdo ‘on-line’).


    Obrigado

    ReplyDelete
  2. Olá, Grégory.

    Muito obrigado pelos elogios ao Notas em CFD. Estamos tentando sempre colocar um material com boa qualidade no blog (apesar de ultimamente estarmos um pouco sem tempo para preparar novos posts).

    Não conhecia o MARC, mas vi que é um programa produzido por uma empresa e, portanto, suponho que esta última deve fornecer material de treinamento, tutoriais, etc. Como não conheço, não posso opinar sobre o software.

    Quanto ao material sobre elementos finitos, eu não tenho material próprio sobre FEM mas tem aos montes na internet. Vc chegou a perguntar ao nosso amigo Google? Em uma pesquisa rápida achei esses dois links que podem te interessar:

    http://civil.fe.up.pt/pub/apoio/ano5/aae/Livro_MEF_AA.htm

    http://www.tecgraf.puc-rio.br/~amiranda/MEF/Apostilas/Formulacao_do_MEF.pdf

    Espero que tenha ajudado.
    Um abraço,
    Luiz F.

    ReplyDelete
  3. Estou com dificuldades em gerar malha no gambit. Fiz o projeto no solidworks, salvei como .step e importei para o gambit. Agora não estou sabendo como utiliza-lo. Alguem sugere livros ou apostilas?

    ReplyDelete
  4. Meus parabéns pela iniciativa desse blogger, o nivel de qualidade dos textos é excelente, esse tipo de atitude faz a internet se tornar uma ferramenta ótima de avanço tecnológico.

    Estou iniciando meus estudos em CFD especificamente e estou encontrando muita coisa boa por aqui. Dei uma zapeada no grupo e também me pareceu muito interessante.

    Um abraço.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Portal CFD Brasil

Gnuplot: Tipos de pontos e linhas

Avaliação da qualidade da malha