Lançado OpenFOAM 1.5

A OpenCFD lançou no dia 14/07 a versão 1.5 do pacote CFD de código aberto OpenFOAM. Veja o anúncio oficial aqui.

Pelo que vi, os desenvolvedores da OpenCFD incluíram várias mudanças nesta nova versão. Do pouco que testei, verifiquei que a instalação mudou um pouco e agora fornece mais opções, como por exemplo a facilidade de instalar o OpenFOAM em qualquer local do sistema. Percebe-se ainda pequenas mudanças no uso das linhas de comando para executar os utilitários, solvers e o paraFoam. Além disso, o paraFoam não funcionou corretamente na minha versão de OpenSuse (ainda estou na versão 10.3 64 bits). É necessário compilar o paraview e, para tal, deve-se ter cuidado com a versão dos programas requisitados para fazer isso.

Ainda vou testar melhor essa nova versão para ser capaz de comentar melhor sobre a dita. Se você já está usando o OpenFOAM 1.5, comente aqui sua experiência.

Comments

  1. Caro Luiz,

    Eu também estou a correr a nova versão 1.5 do OpenFOAM em OpenSUSE 10.3 64 bits, e não necessitei de compilar o Paraview.

    Basta adicionar o repositório:
    http://download.opensuse.org/repositories/KDE:/Qt43/openSUSE_10.3/
    que corresponde à versão do QT com que os binários do Paraview foram compilados pela OpenCFD.

    Além disso, instale os pacotes:
    libqt4 e libqt4-x11

    Após este procedimento, consegui correr tanto o Paraview como o paraFoam sem problemas, e sem ser necessário a sua compilação.

    Um abraço,
    José Santos

    ReplyDelete
  2. Olá José,

    Eu tinha imaginado que era problema de dependência do QT mesmo. A minha versão de qt é a 4.4.* e é muito nova para essa versão do paraFoam.

    Contudo, eu vou esperar um pouquinho mais para testar isso pois quero instalar o OpenSUSE 11 e a versão de desenvolvimento do OpenFOAM (disponibilizada pelo Dr. Jasak). Portanto, tenho que esperar até que ela fique pronta.

    Mas valeu pela dica! Tá anotado no caderninho!

    Um abraço,
    Luiz F.

    ReplyDelete
  3. No meu laptop tenho o openSUSE 11.0 com o KDE4 e QT 4.4. Consegui compilar o Paraview e o módulo do OpenFOAM sem problemas seguindo o tutorial que coloquei em:
    http://openfoam.cfd-online.com/cgi-bin/forum/show.cgi?tpc=126&post=24573#POST24573

    Se precisar de alguma ajuda, estou ao dispôr.

    Um abraço,
    José Santos

    ReplyDelete
  4. Beleza!

    Obrigado pela dica! Nos próximos dias vou fazer essas instalações e te informo como tudo ocorreu, ok?

    Um abraço,
    Luiz F.

    ReplyDelete
  5. veio sem o FoamX; acho que deveriam melhorar aquela interface, ao invés de removê-la;

    ReplyDelete
  6. Olá hã, hum... Anônimo,

    Meu caro, existe uma única coisa que eu realmente não gosto no OpenFOAM. E é exatamente o FoamX. É uma interface bem ruinzinha e, em duas semanas aprendendo o OpenFOAM, eu parei de usar aquilo.

    O que eu recomendo a quem começa a estudar o OpenFOAM é conhecer o FoamX (saber que ele existe) e, a partir daí, editar diretamente os arquivos texto dos casos simulados. Pode ter certeza que fica muito mais fácil de usar.

    De qualquer forma, já está em desenvolvimento uma outra interface gráfica para o OpenFOAM. No final de 2007, anunciaram na International OpenFOAM Conference isso mas não tive masi notícias desde então. Trocando em miúdos, os desenvolvedores sabem dessa falha e estão se mexendo para contorná-la.

    Mas concordo com vc. Não deviam removê-la sem antes incluírem um substituto. Como disse antes, ainda não testei essa nova versão, mas vou comentar sobre a dita no futuro.

    Valeu pelo comentário.
    Um abraço,
    Luiz F.

    ReplyDelete
  7. Sim, de facto a interface gráfica FoamX foi considerada obsoleta na nova versão do OpenFOAM. Isso está descrito no User Guide em detalhe, com as razões que levaram a essa decisão.

    No Workshop do OpenFOAM que assisti em Milão, o Dr. Jasak apresentou uma versão em desenvolvimento de uma interface feita utilizando o Python. Pareceu-me bastante promissor! Não sei contudo se a OpenCFD incluirá essas novas funcionalidades na versão oficial do OpenFOAM.

    Um abraço,
    José Santos

    ReplyDelete
  8. José,
    mas isso é exatamente o que é lindo no opensource. Se a OpenCFD não quiser incluir a interface e eu quiser usar, bastará a mim utilizá-la. Azar o deles se não quiserem utilizar um interface boa para uso.

    O que nós ainda não temos é um lugar central disponibilizando para inclusão módulos independentes a serem acrescidos no openfoam, mas tenho fé que será algo para um futuro próximo.

    Um abraço.

    ReplyDelete
  9. Olá, Daniel!

    Antes de mais nada, obrigado pelo comentário!

    Eu cheguei a instalar a versão 1.5.x do OpenFOAM e também não tive quase nenhum problema, apenas a necessidade de recompilar o paraview. Mas nada de mais. É só seguir as instruções que vem com o programa.

    Para falar a grande verdade, eu sou me adaptei muito bem a versão dev do Prof. Jasak e como ele ainda não soltou a versão 1.5-dev final, ainda estou usando a versão 1.4.1-dev (que funciona muito bem no OpenSUSE 11.1).

    Um abraço,
    Luiz F.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Portal CFD Brasil

Gnuplot: Tipos de pontos e linhas

Avaliação da qualidade da malha