Escrevendo sua tese

Eu queria falar também sobre a escrita da minha tese (ou documentos muito longos). Reaproveitar textos já escritos, organizar referências, numerar as equações, tabelas e figuras, formatação, etc pode ser uma tarefa difícil para processadores de texto (MS Word, OpenOffice Writer e outros) quando os textos são muito longos e cheios de figuras e equações. Quase perdi o documento da minha tese de mestrado por causa disso. Quase tive que fazer o que o carinha da figura ao lado fez. Por isso, uma recomendação: use Latex!

Não conhece Latex? Latex é um sistema de editoração de textos com alta qualidade (gratuito e com código livre). O Latex usa um algoritmo para organizar e formatar o texto da melhor forma possível para o olho humano. Traduzindo: a formatação dos textos fica ótima e são extremamente bonitos. Isso é bem interessante, pois o usuário pode focar sua atenção ao conteúdo do texto e não em sua formatação (deixa que o Latex se preocupa com isso).

O problema é que você escreve o texto incluindo certos comandos para criar capítulos, seções, equações, negrito, itálico, etc. O manuscrito é escrito em um simples arquivo texto (editor de textos simples) , como um código fonte de um programa em Fortran ou C (para quem gosta de programar, o Latex é um prato cheio!). Depois disso, você usa o Latex para interpretar esse arquivo texto e criar um documento pdf. Veja um pequeno exemplo de um texto escrito em Latex e seu resultado nesse link.

Os mais céticos já devem estar desconfiados. Sei que no início você vai me xingar, dizer que eu sou louco e que o doutorado deve ter fritado meus miolos. Eu sei porque eu disse a mesma coisa quando eu vi Latex pela primeira vez: "Como assim vou escrever algo que eu tenho que compilar para gerar meu texto??? Que isso?? Tá maluco!". Mas as (inúmeras) vantagens em usar Latex irão aparecer conforme o aprendizado for avançando. Pode confiar!

Uma dica é começar pelo mais básico mesmo. Exemplo a exemplo é possível entender o funcionamento e os códigos do Latex. Existem várias fonte na internet. Veja esses sites:
Note que o Latex é o interpretador e construtor dos arquivos pdf (dvi, ps ou html). Os arquivos fonte (textos com extensão .tex) podem ser escritos em programas específicos para tal. Nestes, os comandos de Latex estão listados na forma de botões e barras de ferramentas para facilitar o uso e aprendizado. No Linux, eu uso o Kile e para Windows, usei o TeXnicCenter. Para quem (ainda...) usa Windows, procure pelo MiKTex (versão de Latex para o Windows).

E você? Já usa Latex? Comente e dê sua opinião sobre esse assunto.

Comments

  1. Luiz,
    desculpe entrar em contato por aqui, mas é que eu perdi seu e-mail. Sou o aluno de graduação em Eng Mecânica/UFMG que pediu ajuda pra você na instalação do OpenFOAM, à uns tempos atrás.

    O programa tem funcionado bem e estou gostando. Porém, estou com dificuldade na hora de construir uma malha. Tudo isso devido à tag "startFace"que fica no arquivo "boundary". Como funciona a enumeração das células, para eu saber a célula de começo?

    Meu e-mail é caiocramer@yahoo.com.br

    Grato.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Portal CFD Brasil

Gnuplot: Tipos de pontos e linhas

Avaliação da qualidade da malha