O Carrapato Africano

Quando próximos de sua aposentadoria, pesquisadores famosos são convidados a ministrar palestras sobre diferentes assuntos com o puro intuito de prestigiá-los pelo anos despendidos em seu trabalho. Usualmente, os pesquisadores são convidados a ministrar sobre temas gerais associados a sua área de trabalho, onde eles podem falar sobre sua grande experiência.
Este foi o caso de um pesquisador, assumidade mundial pelo seu conhecimento sobre a vida e morte do carrapato africano. Ele conhecia cada detalhe sobre o carrapato africano, como seus hábitos alimentares, sua reprodução, os efeitos de sua picada, etc. Talvez até as preferências de filmes e músicas do atrópode...

Contudo, o congresso tratava especificamente da disseminação da AIDS no mundo e os organizadores ficaram apreensivos ao convidar o pesquisador para a palestrar sobre um tema fora de sua área e tão específico. Porém, muito educado, o pesquisador aceitou o convite prontamente e os organizadores ficaram aliviados com sua resposta.
No dia de sua apresentação no congresso, a sala estava cheia. Todos ansiosos para ver aquele senhor de cabeça branca falar sobre suas idéias e opniões dos problemas e possíveis soluções para a AIDS no mundo. O pesquisador, muito bem vestido, começou sua palestra:

"Fiquei ao mesmo tempo surpreso e feliz por ter sido gentilmente convidado para palestrar sobre um assunto tão importante. Pois bem, como todos vocês sabem, a AIDS é um grande problema no mundo moderno. Em específico, a AIDS se encontra em um nível crítico na África. E por falar na África, é de lá que vem o carrapato africano. Este artrópode pode ser visto como um dos mais interessantes seres vivos e ........"

E foi uma das mais brilhantes palestras do congresso... Mas descrevendo as idas e vindas do carrapato africano.

E esta é a idéia do Notas em CFD... É o nosso carrapato africano. Diversos assuntos podem ser abordados nesse espaço, de modo formal ou informal, com dicas, opniões, esclarecimentos, situações do dia a dia, etc. Mas eventualmente vamos cair em algo relacionado a fluidodinâmica computacional, sua metodologia, suas diversas ferramentas e até de sua validação experimental.

Espero que gostem! E não se sintam acanhados, podem comentar a vontade!!

Ps.: E para os curiosos, aqui tem informações sobre o famoso Carrapato Africano (bichinho feio esse).

Comments

  1. Legal a história e legal que surja na cena dos blogues brasileiros um blogue sobre tema científico!

    Ainda que meu formalismo matemático esteja super enferrujado, vou acompanhar o blogue :-)

    Sucesso ao blogue!

    ReplyDelete
  2. Agradecemos imensamente pelo apoio! Tenho certeza que a matemática não será o fator limitante :) Será um prazer ter você conosco!

    Agora, veja as coincidências... O meu interesse pelo meio científico começou com as aulas de física... No Colégio Pedro II... do Centro! O mundo realmente dá voltas! Também desejo sucesso ao seu blog!

    Um abraço,

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Portal CFD Brasil

Gnuplot: Tipos de pontos e linhas

Avaliação da qualidade da malha